Skip to main content

Feliz Dia das Mulheres de Tecnologia!

Escrevi o post O que eu penso sobre feminismo há mais de um ano e, de lá para cá, algumas coisas mudaram na minha vida. Mudei de emprego, entrei em uma equipe com mais de 30 pessoas onde sou a única mulher, me engajei mais nas causas de diversidade de gênero... Também assisti a várias palestras e li muitos artigos relacionados a este tema, que me interessa e me impacta diretamente, sendo mulher e profissional da área de Tecnologia. 

Mas o que não mudou foi a minha percepção em relação a tudo isso. Felizmente nunca me senti discriminada no meu trabalho por ser mulher e não me sinto mal por entrar em uma reunião apenas com homens, ou ainda por liderar equipes 100% masculinas. 

No meu caso, apesar de trabalhar na área de Tecnologia, acabei focando minha carreira em gestão de projetos, por puro gosto pessoal. Mas também acredito que, para aquelas que desejem seguir a carreira técnica, não faz nenhum sentido haver esta barreira de entrada por puro preconceito.

Sim, as mulheres ainda são minoria nesta área, há pouca representatividade feminina na liderança e até hoje existe desigualdade salarial entre homens e mulheres, mesmo considerando que elas possuem um grau de instrução maior que eles. Mas também vemos que, nos últimos anos, houve um aumento significativo das mulheres na área de Tecnologia.

Da invenção dos algoritmos à dos compiladores, a participação feminina no mundo de Tecnologia é bem importante, embora não seja tão divulgado. Ainda há muito preconceito contra as mulheres no ambiente profissional, e muito ainda precisa ser feito para chegarmos em uma posição de igualdade. 

É preciso que as empresas realizem campanhas de incentivo durante toda a jornada de trabalho, desde a contratação até o desenvolvimento e a retenção de mulheres em seu quadro de funcionários. Práticas como análise de currículo às cegas, capacitação de mulheres em skills de liderança, jornada de trabalho reduzida ou ainda políticas corporativas de repulsão ao assédio sexual, podem motivar cada vez mais a representatividade feminina no mercado de trabalho. 

Da mesma forma, universidades e cursos técnicos profissionalizantes também precisam motivar mais a entrada de mulheres em cursos de STEM (Science, Technology, Engineering & Math) para ajudar a reduzir o déficit de profissionais qualificados nestas áreas. No podcast People I mostly admire, a atriz Mayim Bialik (famosa por interpretar a Amy na série The Big Bang Theory e também uma neurocientista na vida real) comenta que só se motivou a ser uma cientista a partir do momento em que aprendeu ciências pelos olhos de uma professora. Em sua opinião, homens e mulheres pensam de forma diferente, portanto também devem ser ensinados de forma diferente para que as coisas façam sentido! 

Apesar de em menor quantidade, há muitas mulheres bem-sucedidas na área de Tecnologia, no mercado Financeiro ou na liderança de grandes empresas, e aquelas que desejam ingressar nestes mercados possuem vários exemplos inspiradores. 

No fundo, queremos apenas ser repeitadas e tratadas como iguais, independentemente da nossa área de atuação ser técnica, científica ou qualquer outra. Sem mimimi, sem precisar mudar as regras gramaticais da Língua Portuguesa, sem exaltação ao feminismo. Apenas baseado na meritocracia e no reconhecimento do seu trabalho.


Para ver, ouvir e ler...

Referências:

Filmes e Séries:

Livros:

Comments

Popular posts from this blog

Perrengue très chic!

Todo mundo vê as fotos que eu posto, mas não os perrengues que eu passo. Esse poderia ser o lema de qualquer viagem. Pois sabemos que não existe viagem sem perrengue, principalmente as viagens internacionais! Na minha última viagem à França, este ano, fiz uma coleção deles. Cada interruptor, tomada, torneira ou descarga que utilizamos em outros países precisaria de um manual. Torneira automática, que abre pra cima, pro lado ou com o pé... Tomada de 3 pinos redondos, de dois pinos retangulares paralelos ou na diagonal. Tomadas que afundam na parede e que, nunca, irão encaixar naquele secador que você levou na mala durante toda a viagem. Nem mesmo o conversor universal de tomada dá conta de tanta variedade. Sem falar nas "privadas de plataforma" da Alemanha, que existem apenas para que você possa admirar a obra de arte que acabou de criar...   No quesito mobilidade, em cada cidade que visitamos, precisamos descobrir como pagar o ônibus e o metrô. Em algumas delas, precisamos co...

Meu pai

Meu pai foi um homem muito bom.  Bom marido, bom filho, bom pai. Até bom genro ele foi, o preferido da minha avó. Há alguns anos, postei uma foto com ele no Dia dos Pais dizendo que ele era o pai mais amoroso e carinhoso do mundo. E essa é a mais pura verdade! Em uma casa só de mulheres, sempre tratou sua esposa e suas quatro filhas com muito amor e respeito. Foi casado durante 67 anos com a minha mãe e, mesmo depois de todos esses anos, eles ainda andavam na rua de mãos dadas e dormiam de conchinha. 💗 Nos últimos anos, talvez porque ele sabia que não estaria conosco para sempre, queria todas as filhas por perto e era um grude com a minha mãe. Todos os dias, eles iam jogar bocha juntos e assistiam à missa na TV abraçadinhos. Minha mãe não podia nem sair para ir ao mercado que ele já perguntava onde ela estava!   Hoje, dia 21 de abril de 2025, meu pai estaria fazendo 93 anos. Mas, infelizmente, ele nos deixou no dia primeiro de janeiro deste ano, depois de 10 di...

Planos cancelados

Meu fim-de-semana em Garça já estava praticamente planejado , embora de forma muito flexível. Afinal, o objetivo era relaxar e não me estressar para poder cumprir o plano. No sábado de manhã, eu iria fazer uma caminhada (ou talvez, até dar uma corridinha) e depois, tomaria sol para tirar meu bronze home-office . Depois do almoço, faria uma siesta sem horário para acordar e relaxaria até ir dormir novamente, seja lendo, escrevendo ou terminando de assistir os últimos episódios da minha série atual. No domingo, pegaria o ônibus de volta para São Paulo pois, na segunda-feira, minha rotina de trabalho, exercícios físicos e demais compromissos voltaria ao normal, junto ao marido, às gatinhas e à enteada. Mas... nem tudo acontece sempre como planejamos, não é mesmo? Já na sexta-feira, tudo começou a acontecer fora do planejado. Acordei com uma dor insuportável na barriga que me impediu de fazer minha aula de funcional pela manhã e de trabalhar durante todo o dia. A partir daí, todos os meus ...