Não precisamos nos doar 110% em todas as áreas da nossa vida. Quando tentamos fazer isso, frequentemente nos sentimos frustrados. Porque com certeza não iremos conseguir resultados extraordinários em todas as áreas, isso seria impossível ou no mínimo nos levaria a um esgotamento físico e mental.
Uma vez, ouvi de uma amiga, que ela tentou ser uma mãe maravilhosa e uma profissional exemplar ao mesmo tempo, e acabou falhando nas duas coisas. Depois de receber uma avaliação mediana no trabalho e de ouvir da filha que ela preferia o colo do papai, ela entendeu que não dava pra continuar daquela forma e pediu demissão. Ficou um tempo cuidando da filha e, depois que foi a mãe que ela queria ser, voltou a trabalhar em um emprego mais flexível.
Por isso, escolha a área da sua vida que você quer focar agora e faça bem feito aquilo que você se propôs. Pode ser o trabalho, o casamento, os estudos, a maternidade… mas escolha uma área de cada vez para você se dedicar 110%. E vá alternando entre elas de acordo com a sua prioridade.
Ou ainda, você pode apenas tirar um período sabático e aproveitar para relaxar, ler livros, assistir filmes ou dormir no seu tempo livre. Sem pressão, sem metas agressivas, sem cobranças.
Quando terminei o meu mestrado, no final de 2020, só queria mesmo relaxar. Meditei mais, namorei mais, fiz mais exercícios, cuidei mais de mim. Esse período fez um bem imenso para mim, para a minha saúde e para a minha auto estima.
Nesta época, ouvi a Ruth Manus falando em um podcast que, quando ela terminou o mestrado, também só queria ler gibi da Mônica, pois era o máximo que ela conseguia absorver depois de todo aquele período tão intenso. Me identifiquei totalmente com ela nesse momento!
Ultimamente, nossa vida já está bastante desafiadora por si só. Tivemos que nos adaptar (compulsoriamente) à nova rotina rotina social e profissional que a pandemia causou. Portanto, não precisamos exigir mais ainda de nós mesmos nesse momento. Podemos nos permitir um período mais tranquilo, mesmo que isso signifique não cumprir nenhuma meta agressiva. No final das contas, você estará se dedicando 110% à sua saúde. E tá tudo bem.
Comments
Post a Comment