Skip to main content

Rotinas são superestimadas

O Milagre da Manhã é um livro que não quero ler. Sei que está na moda e que todos coaches motivacionais o recomendam. Mas acho que já sou disciplinada o suficiente e preciso muito mais relaxar do que colocar ainda mais pressão em mim mesma. 

Me lembro uma vez que minha irmã sugeriu a meu sobrinho, que sempre tirava notas excelentes, que ele jogasse um pouco de vídeo game ou fizesse algo que gostasse bastante quando estivesse chateado, por exemplo, por causa da nota de uma prova. E sua resposta foi que nenhum dos seus amigos ouvia esse tipo de conselho de seus pais! Mas, como disciplinar uma criança que já se cobra o suficiente? Na minha opinião, minha irmã estava coberta de razão quando deu esse conselho a ele... 

Comigo não é diferente. Tudo o que eu não preciso é acordar às 4:30h da manhã para tornar a minha rotina ainda mais estressante. Já acordo cedo para fazer exercícios, meditar ou arrumar a minha casa antes de trabalhar. E faço tantas coisas durante o dia! Por isso, me permito dormir até mais tarde nos dias em que meu corpo está precisando. 

O episódio Routines are Overrated, do Art of Manliness Podcast, fala sobre essa necessidade de ser extremamente produtivo o tempo todo. Ultimamente, as pessoas estão tão sobrecarregadas, que querem fazer tudo e, no fundo, têm a impressão de que não estão fazendo nada. É como um ratinho correndo em uma roda giratória: você corre, corre, mas não chega a lugar nenhum. 

No episódio, a convidada sugere não seguir uma rotina à risca 100% do tempo, pois isso requer atingir uma perfeição impossível de se manter. Ao invés disso, podemos ser mais flexíveis e fazer pequenas coisas que eventualmente se tornarão a conquista de um objetivo. O objetivo é fazer o que conseguimos fazer durante o nosso dia e, principalmente, ficarmos felizes com estas realizações, ao invés de nos sentirmos culpados pelo que não conseguimos fazer. 

Me lembro de uma conversa que tive com uma amiga quando nós duas estávamos desempregadas. Mesmo sem um trabalho fixo, eu fazia milhares de coisas: cursos, exercícios físicos, encontros com amigos... E, quando ela me perguntou se eu não me sentia culpada por ler uma revista inteira no meio da tarde, eu respondi que não, porque aquilo também contribuía para o meu conhecimento e estava entre as minhas prioridades, que era a de relaxar durante aquele período. Não sentia que eu estava desperdiçando aquele tempo, porque eu já tinha feito tantas outras coisas!

Acho que é por aí mesmo. Não é o fim do mundo não conseguirmos fazer tudo o que precisamos fazer, desde que não fiquemos parados no tempo e que estejamos indo de encontro aos nossos objetivos. Precisamos baixar nossas expectativas, e planejar apenas aquilo que conseguimos fazer, ao invés de definirmos metas inatingíveis e nos sentirmos péssimos depois por não cumpri-las.

Como tudo na vida, é preciso equilíbrio (e realismo) ao definirmos nossos objetivos. Precisamos deles para evoluir, porém o excesso de metas também pode nos desmotivar. Precisamos de disciplina para cumpri-los, porém o excesso de responsabilidade pode nos levar ao stress. 

Portanto, se você é uma pessoa autodisciplinada como eu, tente levar sua rotina com mais leveza. Existe beleza nas atividades não planejadas, existe produtividade nas horas de ócio. Tente passar uma semana sem se planejar e veja o que acontece. Estou praticando essa nova atitude e garanto que está sendo incrível. 

Comments

Popular posts from this blog

This is Us

I finally made until the end of This is Us and I can say that this was the best series I've ever watched. Not only because of the story of the triplets Kevin, Kate and Randall. But also because of the love they got from their parents, Jack and Rebecca Pearson. And about the way this story was put together, with all the flash backs and retrospectives about their lives... I promise you won't get any spoilers if you keep reading this. Right now I am sitting at my desk, writing these words, while I listen to the series soundtrack and feel the emptiness for not being part of this family anymore. Along all the 106 episodes from the 6 seasons of this series, I listened to the opening song during my evenings. And, as it has already happened with so many other series, movies and books, I feel empty after finishing them.  I have to confess that I didn't make through the first episode at once. I thought it was so confusing that I stopped watching it after 15 minutes, and I couldn...

Rosas roubadas

Hoje vi uma roseira e fiquei lembrando da época em que recebíamos rosas roubadas, na nossa adolescência la em garça... que saudade! como era bom acordar e ganhar um presentinho desses, nem sempre com bilhetinho mas sempre nos fazia sorrir! Será que os homens ainda são românticos assim?