Minha mãe já dizia: cada coisa em seu lugar, poupa tempo e muito falar. Cresci ouvindo esta frase e sempre levei a organização para todas as áreas da minha vida: minha casa, meu trabalho, minha agenda, minhas metas.
Meu dia preferido é sábado, quando acordo com calma e passo por todos os cômodos, organizando e limpando a casa inteira. Sinto um prazer imenso quando vejo tudo limpinho, arrumadinho e brilhando!
Sempre gostei de ter a casa arrumada e as coisas no seu lugar. Mesmo assim, estou longe de ser uma ótima organizadora. Não consigo colocar labels nos meu e-mails e nem identificar os compromissos na agenda por cores. Meu planejamento do dia ainda é um postit e ainda prefiro anotar tudo em um caderno.
A organização para mim ainda é um mix de papel e digital. Meu armazenamento do celular e do drive estão sempre cheios e estou sempre apagando fotos e arquivos. Preciso aprender a centralizar tudo em um só lugar. Preciso aprender a ser mais produtiva.
Mas não tem receita de bolo na organização. E, por mais que eu ame organização, não sou neurótica e nem gosto de modelos rígidos, não gosto de organizar 100% da minha vida. Preciso deixar um espaço para o eventual, para o espontâneo. Da mesma forma que, quando cozinho, não consigo seguir uma receita à risca.
Minha vida é um kanban mental onde eu simplesmente priorizo minhas tarefas urgentes, importantes e desejáveis. Seja com postits ou com lembretes no celular, consigo me planejar e me organizar assim.
Claro que eu poderia ser mais eficiente, poderia perder menos tempo apagando arquivos ou procurando e-mails na caixa de entrada. Mas esta é a minha receita de bolo.
Comments
Post a Comment