Dinheiro nunca foi uma prioridade na minha vida. Nasci em uma família relativamente grande e meus pais eram professores, portanto a educação sempre foi um tema muito mais importante para nós. Nunca nos faltou nada, porém nunca tivemos luxo.
Algumas vezes, desejei ter o que minhas amigas tinham. Roupas da moda durante a adolescência, um carro na época da faculdade... Não podia comprar tudo o que eu queria, mas desde cedo percebi que não faria muita diferença ter tudo aquilo. Talvez minha vida tenha sido um pouquinho mais difícil por isso, mas também foi muito mais prazerosa.
Até hoje me lembro da satisfação que senti quando comprei o meu primeiro carro. A sensação de conquistar aquilo com o meu próprio trabalho foi indescritível. E senti esta mesma sensação quando comprei meu último carro, pois cada um deles foi uma conquista diferente, sempre melhorando em relação ao anterior.
Hoje, percebo que tudo o que eu consegui através do meu dinheiro foi consequência do meu esforço, das minhas ambições. Nunca fui mesquinha, mas nunca esbanjei. Na verdade, acho que eu nunca liguei mesmo para dinheiro. E assim, ele sempre veio naturalmente...
Vejo algumas pessoas que estão sempre dizendo que não têm dinheiro para fazer isso, para fazer aquilo. E acredito que assim elas nunca terão. Às vezes, não entendo por que elas estão sempre focando na falta e não na fartura. Nunca reclamei por não ter dinheiro, por não poder comprar alguma coisa cara, ou por não poder ir a um lugar. Ao invés disso, sempre agradeci por tudo o que eu já fiz, comprei ou conheci.
Claro que já passei alguns perrengues, como quando fazia estágio em São Paulo e vivia apenas com o que ganhava, ou quando morava em Madrid e sobrevivia com a bolsa de estudos (em pesetas!). Mas tudo o que eu lembro dessa época são os lugares que visitei e as pessoas que conheci, e não o que não comprei.
Talvez eu não possa ter uma Ferrari ou um apartamento de luxo, mas será que eu preciso disso? Nas minhas viagens, por exemplo, sempre optei por ficar em pousadas ou hostels, mas nunca abri mão de fazer todos os passeios ou de comer em todos os restaurantes que quis. E foi desta forma que eu conheci mais de 20 países.
Ultimamente, me permito ter certos luxos e não me privo de algumas coisas de que tenho vontade. Tenho meu apartamento, tenho meus investimentos, mas nunca fiz muitos planos financeiros para o futuro. E, de repente, percebi que apesar de nunca ter priorizado o dinheiro, me tornei uma milionária!
Comments
Post a Comment