O ambiente remoto oferece muito mais flexibilidade e qualidade de vida para os colaboradores, porém também requer que eles adotem uma postura profissional, mesmo estando em suas casas. Por isso, temos algumas dicas para melhorar a sua experiência e não cometer nenhuma gafe corporativa.
#1 Tenha um local reservado para trabalhar
Escolha um espaço tranquilo em casa para trabalhar, com o mínimo de distrações possíveis, para auxiliar na sua concentração e também para poder realizar as reuniões online sem muitas interrupções.
#2 Invista em equipamentos de qualidade
É muito importante que você tenha mesas, cadeiras e computadores adequados para a realização do seu trabalho. Uma cadeira confortável e um monitor na altura correta podem auxiliar na ergonomia e prevenir muitas dores.
#3 Faça pausas periódicas
No trabalho remoto, é muito comum ficarmos sentados o dia inteiro sem nem nos lembrar de levantar. Por isso, é super importante levantar da cadeira pelo menos a cada uma hora, alongar-se, caminhar até a cozinha ou dar uma respirada.
#4 Use roupas adequadas
Não é porque você está em casa que pode trabalhar de pijama, sem camisa ou usando trajes de banho. Lembre-se que você está em um ambiente profissional e deve se apresentar aos outros com respeito.
#5 Mantenha uma linguagem profissional
Da mesma forma, é importante que você utilize uma linguagem profissional no home office, como se estivesse no escritório. Não é porque você está em casa que pode usar palavras ou expressões informais durante as reuniões.
#6 Não coma durante as reuniões
Essa é mais uma da série “não faça online o que você não faria no escritório”. Tudo bem comer uma barrinha de cereal de vez em quando, mas abrir um pacote de salgadinho no meio da reunião pode tirar a concentração dos demais, principalmente se você estiver com a câmera e o microfone abertos.
#7 Esteja atento ao canal de comunicação da empresa
Toda empresa possui um canal de comunicação específico para informar sobre as novas políticas, processos, resultados, eventos, etc. Fique atento para estar sempre informado sobre o que está acontecendo na sua empresa.
#8 Esteja atento ao seu calendário
Verifique o seu calendário de reuniões periodicamente durante o dia e utilize lembretes com antecedência, para que você não perca nenhuma reunião. E claro, seja pontual sempre.
#9 Mantenha-se organizado
É muito importante ser organizado em relação às suas atividades no ambiente remoto, pois o tempo passa de forma diferente do escritório. Invista na gestão do tempo, anote as tarefas que precisa fazer ou utilize um board de algum aplicativo, mas não esqueça de entregar as suas atividades.
#10 Se possível, ligue a câmera
Nas reuniões online, sempre que possível, mantenha a câmera ligada, para que as outras pessoas saibam que você está presente. Além disso, escolha um ambiente sem muitas interferências visuais e enquadre a câmera para que as pessoas te vejam. Uma iluminação frontal também é importante, para que o seu rosto não fique escuro.
#11 Mantenha o microfone desligado
Quando não estiver falando, a regra é manter o microfone sempre no mudo, para evitar ruídos que atrapalhem o andamento da reunião. É melhor você se desculpar por estar falando no mudo do que por ter falado algo que não deveria quando estava com o microfone aberto!
#12 Comunique suas ausências
Caso haja algum imprevisto (assuntos pessoais, queda de energia ou de internet, etc.) e você tiver que se ausentar no horário de trabalho, sempre comunique antecipadamente à sua equipe de trabalho e ao seu gestor e, se possível, marque no seu calendário que você está ausente para que ninguém agende uma reunião com você durante aquele período. O mesmo vale quando você tiver que sair do computador durante uma reunião, principalmente quando a câmera estiver desligada.
#13 Seja assíncrono
Lembra daquela frase: “Esta reunião poderia ter sido um e-mail”? Pense duas vezes se é necessário agendar uma reunião ou se o assunto que você deseja tratar pode ser comunicado e resolvido por e-mail, Slack, Teams ou qualquer outra ferramenta de comunicação utilizada pela empresa. No ambiente de trabalho remoto, a comunicação escrita e assíncrona passou a ser uma forma muito mais eficiente para se comunicar. Caso você realmente tenha que agendar uma reunião, veja a dica seguinte.
#14 Respeite as agendas
Com o trabalho remoto, as agendas de todos ficaram super sobrecarregadas, então é importante que você sempre verifique a disponibilidade de cada um antes de agendar uma reunião. Caso você tenha que tratar de um assunto urgente e não encontre disponibilidade de quem precise estar na reunião, alinhe com a pessoa antecipadamente para que ela tente adequar o seu horário.
#15 Respeite a jornada de trabalho
Por fim, pode parecer óbvio, mas ao agendar uma reunião ou considerar a disponibilidade de um colaborador, é necessário observar a jornada de trabalho de cada um, tais como horários de almoço, de entrada e saída, ou até de fuso horário em caso de trabalho internacional. Mesmo havendo maior flexibilidade de horários no trabalho remoto, o colaborador não estará disponível 24 horas por dia para realizar suas tarefas só porque ele está trabalhando em casa.
Enfim, o trabalho remoto veio para ficar, portanto é importante adequar a sua postura e o seu comportamento para acompanhar estas mudanças!

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