Mise en place.
Acho essa expressão muito chique, apesar de eu não entender nada de francês. Na tradução literal, significa "colocar no lugar". Na culinária, significa separar, medir e preparar os ingredientes de uma receita, para então executá-la.
Eu já havia falado sobre este termo aqui em um outro contexto, no post sobre a Síndrome do Impostor. Mas, recentemente, o ouvi em um contexto totalmente novo, no episódio Become a morning workout person, do podcast The Art of Manliness.
Neste episódio, o entrevistado é um personal trainer que acredita nos benefícios adicionais do treino pela manhã, em relação ao treino em qualquer outro horário do dia. A entrevista foi suficientemente interessante, dando dicas de como criar uma rotina de exercícios físicos antes de começar o dia e de como superar os desafios para conseguir sair da cama mais cedo. Entretanto, mais do que o tema em si, o que mais me chamou a atenção foi o uso da expressão mise en place.
Uma das formas que ele sugere para que você se motive a levantar mais cedo é deixar tudo organizado no dia anterior, para que não tenha que pensar em nada quando acordar. Ou seja, deixar a roupa do treino separada, a mochila arrumada, a mesa de café da manhã posta. Assim você terá que fazer o mínimo de esforço possível quando acordar - e ter o mínimo de desculpas possíveis para não ser vencido pela preguiça. Essa é uma prática simples, porém essencial, para consiguir criar o hábito dos exercícios matinais.
"Mise en place is basically a fancy French term from the culinary arts for being tidy. Word for word, it means to put in place. And the core principle of mise en place is clean as you go. So what you wanna do every time you work out in the morning, with everything you do in the morning, is to give yourself as little as possible to do the following day". (Anthony Arvanitakis)
O que eu mais gostei no uso dessa expressão é que podemos aplicá-la em diversas situações. Da cozinha aos exercícios físicos, mise en place se trata basicamente de organização, de como se preparar para qualquer atividade que você tenha que fazer, de forma a deixá-la mais fácil de executar.
Vai cozinhar? Deixe os ingredientes prontos antecipadamente, assim você não se atrapalha na hora de preparar.
Vai pra academia de manhã? Deixe a roupa pronta, pense no horário que deve acordar e ajuste o despertador.
Vai fazer um exame? Deixe o pedido médico, documento e carteirinha do convênio separados para não esquecer nada quando sair.
Vai trabalhar no escritório? Deixe a mochila pronta no dia anterior, com o notebook, carregadores, fone de ouvido e escova de dentes.
Vai a um lugar que não conhece? Revise o endereço, a melhor rota e o tempo de locomoção para não se atrasar.
Depois que ouvi esse podcast, além de ter me motivado para retomar minha rotina matinal de exercícios, passei também a aplicar o conceito do mise en place em várias outras áreas da minha vida, para me tornar uma pessoa cada vez mais organizada.

Comments
Post a Comment