Skip to main content

A nova onda da humanização

Liderança humanizada, atendimento humanizado… até a expressão tecnologia humanizada eu li recentemente! 

Toda vez que leio essas expressões, me imagino como um robô que precisa receber um coração quentinho para aprender a amar e a pensar nas pessoas...

Quando foi que deixamos de ser humanizados e nos tornamos esses robôs? 

Quando vou para o interior, vejo que todo tratamento é humanizado. Nas lojas, todos nos atendem bem (principalmente porque, na maioria das vezes, até nos conhecem e sabem de quem somos filhos). Nas ruas, todos param para nos dar informações, sem medo de serem assaltados, e chegando ao ponto até de nos levar no lugar que precisamos ir. 

Minha mãe é o melhor exemplo disso. Nos atendimentos em domicílio, não é raro ela oferecer um café para quem estiver fazendo qualquer trabalho em casa. Para o o técnico da Vivo, para o piscineiro, para o jardineiro... Quem a atende no banco, ganha até um pão caseiro que ela mesma faz. Quando muda um vizinho novo, lá vai ela se apresentar, oferecer ajuda e levar alguma lembrancinha de boas-vindas.  

Mas, em São Paulo, tudo é diferente... na cidade grande, não conhecemos nem mesmo nossos próprios vizinhos, não sabemos os nomes dos porteiros e faxineiros do prédio e muito menos falamos com as pessoas na rua. Acabamos criando uma armadura para nos proteger, como um robô, por puro medo e desconfiança, depois de tantos golpes e roubos que sofremos. 

Quando mudei no meu apartamento atual, fomos recebidos pela dona do apartamento, com uma xícara de chá e um mini jogo-americano, acompanhados chocolates e um cartão com votos de felicidade para o casal. Achei aquilo de uma delicadeza que, recentemente, ao alugar meu apartamento para um casal super fofo, resolvi retribuir o mimo no estilo "corrente do bem". Mandei para eles uma velinha aromatizada, também acompanhada de um cartão, que os deixou bastante felizes. São pequenas coisas que custam pouco para quem faz mas significam muito para quem recebe.   

Um dos maiores best-sellers de todos os tempos, Como fazer amigos e influenciar pessoas, escrito por Dale Carnegie em 1936, já falava sobre como melhorar as relações interpessoais. Técnicas simples, que parecem até mesmo óbvias, são citadas pelo autor como as mais eficientes para conhecer e conquistar as pessoas, e podem ser utilizadas no mundo corporativo, nas áreas de marketing e vendas,  nos novos negócios. 

Chamar as pessoas pelo nome é uma delas. Para perceber o impacto desta ação, pense em como você se sentiu importante todas as vezes que alguém te chamou pelo nome em uma loja, ou como você foi bem tratado por um garçom que chamou pelo nome, ao invés de dizer: "ô moço, me traz o cardápio?"... Parece bobeira, mas faz muita diferença. 

Ele também fala sobre ser um bom ouvinte e estar genuinamente interessado no que a pessoa está te dizendo. Realmente, é bem desagradável quando você está falando com uma pessoa que está sempre olhando no celular, ou que está preocupada apenas em contar suas próprias histórias, mas não em ouvir as suas.

Quando quiser criar conexão com as pessoas, pense no que é importante para elas e fale sobre os assuntos pelos quais ela também se interessa. Não adianta falar sobre artesanato com quem nunca fez um trabalho manual, ou sobre futebol com quem gosta de Fórmula 1. Encontre temas em comum e foque neles para estabelecer um diálogo muito mais interessante para ambos os lados.  

Por fim, olhe nos olhos e sorria para quem está à sua frente. 😀   

***

Estas são práticas básicas que há quase um século vêm sendo praticadas nas relações humanas. Espero que essa nova "onda da humanização" que estamos vivendo retome estes valores, que são tão simples mas tão eficientes. 👫 

Comments

Popular posts from this blog

Rotinas são superestimadas

O Milagre da Manhã é um livro que não quero ler. Sei que está na moda e que todos coaches motivacionais o recomendam. Mas acho que já sou disciplinada o suficiente e preciso muito mais relaxar do que colocar ainda mais pressão em mim mesma.  Me lembro uma vez que minha irmã sugeriu a meu sobrinho, que sempre tirava notas excelentes, que ele jogasse um pouco de vídeo game ou fizesse algo que gostasse bastante quando estivesse chateado, por exemplo, por causa da nota de uma prova. E sua resposta foi que nenhum dos seus amigos ouvia esse tipo de conselho de seus pais! Mas, como disciplinar uma criança que já se cobra o suficiente? Na minha opinião, minha irmã estava coberta de razão quando deu esse conselho a ele...  Comigo não é diferente. Tudo o que eu não preciso é acordar às 4:30h da manhã para tornar a minha rotina ainda mais estressante. Já acordo cedo para fazer exercícios, meditar ou arrumar a minha casa antes de trabalhar. E faço tantas coisas durante o dia! Por isso, me...

This is Us

I finally made until the end of This is Us and I can say that this was the best series I've ever watched. Not only because of the story of the triplets Kevin, Kate and Randall. But also because of the love they got from their parents, Jack and Rebecca Pearson. And about the way this story was put together, with all the flash backs and retrospectives about their lives... I promise you won't get any spoilers if you keep reading this. Right now I am sitting at my desk, writing these words, while I listen to the series soundtrack and feel the emptiness for not being part of this family anymore. Along all the 106 episodes from the 6 seasons of this series, I listened to the opening song during my evenings. And, as it has already happened with so many other series, movies and books, I feel empty after finishing them.  I have to confess that I didn't make through the first episode at once. I thought it was so confusing that I stopped watching it after 15 minutes, and I couldn...

Rosas roubadas

Hoje vi uma roseira e fiquei lembrando da época em que recebíamos rosas roubadas, na nossa adolescência la em garça... que saudade! como era bom acordar e ganhar um presentinho desses, nem sempre com bilhetinho mas sempre nos fazia sorrir! Será que os homens ainda são românticos assim?