Sou fã do Clóvis de Barros Filho! Além de ser uma figura, ele consegue passar o conhecimento filosófico a todos de uma forma prática e divertida. Já assisti às suas palestras no YouTube, em podcasts, cursos online, e também pessoalmente, no TEDx São Paulo e em um curso da Casa do Saber (que inclusive, me arrependo de não ter dado uma de tiete e tirado uma foto com ele!).
Um dos seus temas mais frequentes em suas palestras é a Felicidade, esta busca incessante por algo que ninguém sabe muito bem o que é.
E, para mim, a melhor descrição de felicidade que ele passa é a seguinte:
"Felicidade é aquele instante que você não gostaria que acabasse".
Quando estamos felizes, queremos continuar fazendo aquilo que nos traz felicidade. Queremos repetir aquele momento várias e várias vezes...
Mas o principal problema é que estamos sempre tentando conseguir o que não temos. E quando conseguimos, aquilo se torna rotineiro e não nos traz mais tanta felicidade. E aí, justo quando a felicidade acontece, aquilo não é mais o que nos faz feliz...
Este paradoxo de que só seremos felizes quando algo acontecer (aqui você pode substituir por "quando eu me formar", "quando eu casar", "quando eu emagrecer", "quando eu ganhar na mega-sena" "quando virar o ano"...), é a maior armadilha em que podemos cair. Quando nossa felicidade depende de algum acontecimento, nos tornamos escravos de algo que nem sempre podemos controlar. A felicidade sustentável é aquela em que você não depende de nada ou de ninguém.
Quando dizemos que éramos felizes quando... (substitua novamente pela época em que você sente nostalgia), estamos vivendo no passado, o que pode gerar culpa ou arrependimento. Por outro lado, quando dependemos de um acontecimento futuro para sermos felizes, isso nos traz ansiedade e incerteza. Em qualquer um dos dois casos, você está desconectado do momento atual, sua cabeça está em um lugar e seu corpo em outro.
Mas como mudar esse comportamento?
Ser feliz é viver no presente da melhor maneira possível. Você não precisa se resignar, ou deixar de tentar conquistar coisas novas. Tenha suas metas, foque nos seus objetivos, mas ao mesmo tempo saboreie o que está acontecendo enquanto está acontecendo. Tire fotos para que você se lembre daquele momento no futuro, mas não passe todo o seu tempo com os amigos nas redes sociais. Aproveite ao máximo o momento com eles, aqui e agora.
Valorize as coisas que você conquistou! A gratidão é a melhor forma de focar no presente e apreciar tudo aquilo que você já fez, sem ficar pensando no que quer para o futuro. É um caminho sem volta para a felicidade! Você pode praticar a gratidão através da meditação ou da sua religião. O importante é celebrar as suas conquistas e reconhecer o seu esforço, mesmo que você ainda não tenha alcançado o objetivo. Portanto... carpe diem!
Comments
Post a Comment