Neste Dia dos Pais, não pude estar fisicamente com o meu pai. Ele estava a centenas de quilômetros, e nos falamos apenas por telefone no seu dia. Porque para ele, não importa que eu esteja presente neste dia específico, importa apenas que eu esteja presente. E qualquer dia que eu viajo para visita-lo será Dia dos Pais.
Durante nossa conversa, falamos do seu tema preferido: Matemática! Ele, que foi professor de matemática durante tantos anos e amava sua profissão; eu, como uma aluna que voltou a estudar sua matéria preferida depois de tanto tempo.
Falamos de problemas e soluções, de como estamos enferrujados e de como devemos praticar sempre para não esquecer as fórmulas. Mas o mais importante que conversamos foi sobre como é grande a satisfação quando acertamos a resposta de um problema. É delicioso validar o gabarito depois de tantos cálculos e ele estar correto! Nos sentimos inteligentes, vitoriosos, realizados. Somos foda mesmo!!!
E isso vale para tudo na vida. Uma vitória no esporte, um aceite em uma vaga de emprego ou de faculdade também gera essa mesma satisfação. Qualquer que seja a nossa realização por meio de mérito pessoal (ou em equipe), sentimos um orgulho infinito de nós mesmos. Tenho até pena das pessoas que compram uma vaga, pois elas nunca sentirão essa felicidade...
Esses foram os valores que recebi do meu pai. Honestidade, dedicação e mérito. Valores dignos de um professor, e que hoje não estão lá tão valorizados nesse mundinho. Mas, em uma semana em que tive tantos exemplos de pessoas que se dedicam para melhorar a educação do nosso país, não podemos perder a esperança. Pois ainda há muitas pessoas que pensam assim, e cabe a nós fazermos a nossa parte.
É assim que podemos colaborar, através de nossas pequenas atitudes individuais. E nossas pequenas atitudes aumentarão a esperança das outras pessoas, fazendo com que elas também tenham pequenas atitudes e resultando em um mundo melhor.
Como diz Clóvis de Barros Filho: a ética está em garantir uma vitória sustentável, em que a vitória de hoje garanta também a vitória de amanhã. A vantagem imediata não garante a sustentabilidade.
E a sensação maravilhosa que temos após uma vitória, por ética ou por mérito, é indescritível!
Feliz Dia dos Pais!
Comments
Post a Comment