Skip to main content

Tudo o que aprendi com a minha gatinha...

 


Os gatos são muito mal interpretados. Mais habituados a terem cachorros que gatos, os humanos esperam deles um comportamento igual ao dos cães, e os julgam folgados, interesseiros e até traiçoeiros. Mas os gatos são bem diferentes que os cães! São mais independentes, menos submissos e mais tranquilos que os seus amigos de quatro patas.

Muita gente ainda tem preconceito contra os pobres gatos, por puro desconhecimento mesmo. Os gatos têm uma personalidade muito forte, e alguns humanos não aceitam que eles não são completamente “domados” como os cachorros.

Não espere que o gato corra até você quando você o chamar. Ele irá somente quando quiser. Da mesma forma, não espere que o gato retribua o seu afeto da mesma forma que os cães. Eles são muito amorosos, mas você primeiramente deverá conquistar sua confiança.

Mas qualquer que seja sua escolha, seja gato ou cachorro, um bichinho de estimação é um ótimo exercício para praticar o carinho, o cuidado e o amor. Quem tem um bichinho em casa tem menos chances de ficar estressado ou deprimido, de acordo com os estudos.

No meu caso, eu optei pelo gato pela praticidade. Amo gatos e cachorros da mesma forma, mas como passo pouco tempo em casa, um gatinho seria mais adaptável à minha vida nômade porque:

- Gato consegue ficar sozinho durante o dia todo, ou até mesmo durante um fim de semana, sem ficar triste. Como ele dorme a maior parte do dia, não sente tanto a minha falta quando não estou. E quando chego, ele está lá, cheio de carinho pra me dar!

- Gato não precisa passear, o que demandaria um tempo extra na minha rotina super corrida. O gato criado em apartamento, além de fazer suas necessidades apenas na caixinha de areia, é muito territorialista, e fica estressado quando sai de casa.

- Gato não precisa tomar banho, pois ele se lambe o dia inteiro e está sempre limpinho. Se o seu gato for castrado, vacinado e vermifugado, você não precisará se preocupar com sua limpeza nem com nenhuma doença.

Portanto, você pode ver que é muito fácil ter um gatinho em casa, e o benefício que ele proporciona é infinitamente menor que o trabalho que ele dá. Eu nunca imaginei que minha gatinha fosse se tornar tão especial na minha vida! E pode perguntar para qualquer “gateiro”, que todos vão dizer que são apaixonados pelos seus bichanos!


Listo aqui tudo o que aprendi com a Amora.

Durma bem. Os gatos dormem muito mais que os humanos, em média 16 horas por dia. Mesmo que não precisemos dormir tantas horas assim, é importante ter nosso descanso diário para repor todas as energias que perdemos durante o dia. 

Medite. Frequentemente vemos os gatos parados como estátuas, como se estivessem meditando. Além da postura imponente que eles apresentam, aprendemos também que devemos dar algumas paradas durante o dia para não pensar em nada e focar no momento presente.

Alongue-se. Gatos estão sempre se alongando, se espreguiçando, como se estivessem fazendo uma aula de yoga. E essa é uma bela lição para nós, humanos. Adote o alongamento diário, e você reduzirá as chances de sofrer de dores musculares, dores lombares ou lesões.

Mantenha o equilíbrio. Todos sabem que os gatos possuem um ótimo equilíbrio, o que os faz andar pelos móveis de sua casa ou saltar na prateleira mais alta de seu armário. No nosso caso, a prática do equilíbrio é um exercício de autoconhecimento, não somente físico, mas também mental.   

Exercite sua paciência. Nós, humanos, precisamos muito aprender a ser pacientes como os gatos. Eles sempre analisam muito bem a situação antes de partir para a ação, inclusive no momento do ataque. Caminham na maioria das vezes bem devagar, desfilando pela casa. Devemos levar estes ensinamentos para a nossa rotina, pensando bem antes de falar, ou respirando fundo em uma situação difícil. Assim, podemos reduzir o estresse e melhorar as relações com as demais pessoas.

Seja vaidoso. Os gatos são super higiênicos. Se lambem o dia todo e não precisam de banho. Fazem suas necessidades corretamente em suas caixinhas de areia, e depois enterram tudo para que ninguém mais saiba o que eles fizeram ali. Sua postura nobre resulta em excelentes fotos a qualquer momento! Assim como os gatos, devemos nos cuidar diariamente para estarmos sempre prontos para uma click. Mesmo que seja para ir ao mercado ou à padaria, arrume-se, passe um perfume e saia de casa com a autoestima sempre lá em cima!

Expresse seus sentimentos. O ronronar dos gatos é algo único dessa espécie, e na minha opinião, uma das coisas mais fofas que eles fazem (além das suas deliciosas massagens na nossa barriga, claro!). É uma delícia quando seu gatinho sobe no seu colo e começa a ronronar, pois você sabe que ele está gostando daquilo. Da mesma forma, precisamos ser transparentes com as outras pessoas, dizer a elas o que estamos sentindo e o quanto a queremos. Portanto, seja sincero como os gatos e expresse seus sentimentos!

Faça companhia. Engana-se quem pensa que gato não gosta de companhia. Eles estão sempre do nosso lado (ou em cima), onde quer que estejamos. Se estou vendo TV, minha gata está lá no sofá comigo; quando vou para o escritório, ela fica sentada na mesa bagunçando meus papéis, ou ainda dormindo na cama ao lado; quando cozinho, ela fica ali me espiando, sentada na cadeira. E a companhia do gato é uma lição de vida: ele fica ali do seu lado mesmo que você esteja fazendo outras coisas, mas você sabe que ele está lá. Sem cobranças.  

Seja carinhoso. Não são só os gatos que gostam de carinho. Os cachorros também adoram, e... nós humanos também! Os gatos adoram pular no seu colo para que você faça carinho neles. E o mais impressionante é que, quando você faz carinho no gato, sente como se ele estivesse fazendo carinho em você também. Porque ele irá se esfregar em você, ronronar, ou ainda pedir mais carinho com sua patinha. Portanto, demonstre seu carinho a quem você ama, com toque, beijinhos ou até com o olhar...

Faça o que você gosta. Os gatos têm uma característica muito diferente dos cachorros, que é a de fazer apenas o que querem, quando querem. Gatos não são submissos, e nos consideram como seus amigos e não como seus donos. Portanto, eles só irão fazer o que estiverem a fim e não o que você quiser que ele faça. Claro que na nossa vida nunca poderemos fazer apenas o que queremos, mas devemos nos atentar também para fazer cada vez mais o que gostamos de fazer. 

Valorize quem você gosta. E a sinceridade dos gatos não para por aí. Apesar de não confiarem nos humanos à primeira vista, quando você conquista a confiança de um gato, é uma honra. Os gatos são muito verdadeiros e não escondem o que são. E da mesma forma que eles, nós também não devemos esconder quem somos para agradar as pessoas.

Seja sensitivo. Gatos são super sensitivos, e não irão chegar perto de quem não gostam, nem entrar em um ambiente que considerem negativo. Assim como os gatos, também precisamos prestar atenção nas pessoas e nos lugares que estão à nossa volta, para que nos tornemos vulneráveis com quem não merece. Deixe entrar na sua casa e na sua vida apenas quem você confia.





Fique com um vídeo muito fofo da Rafa Gomes sobre os gatos... 
amo essa música!

Miau!




Comments

Popular posts from this blog

Perrengue très chic!

Todo mundo vê as fotos que eu posto, mas não os perrengues que eu passo. Esse poderia ser o lema de qualquer viagem. Pois sabemos que não existe viagem sem perrengue, principalmente as viagens internacionais! Na minha última viagem à França, este ano, fiz uma coleção deles. Cada interruptor, tomada, torneira ou descarga que utilizamos em outros países precisaria de um manual. Torneira automática, que abre pra cima, pro lado ou com o pé... Tomada de 3 pinos redondos, de dois pinos retangulares paralelos ou na diagonal. Tomadas que afundam na parede e que, nunca, irão encaixar naquele secador que você levou na mala durante toda a viagem. Nem mesmo o conversor universal de tomada dá conta de tanta variedade. Sem falar nas "privadas de plataforma" da Alemanha, que existem apenas para que você possa admirar a obra de arte que acabou de criar...   No quesito mobilidade, em cada cidade que visitamos, precisamos descobrir como pagar o ônibus e o metrô. Em algumas delas, precisamos co...

Meu pai

Meu pai foi um homem muito bom.  Bom marido, bom filho, bom pai. Até bom genro ele foi, o preferido da minha avó. Há alguns anos, postei uma foto com ele no Dia dos Pais dizendo que ele era o pai mais amoroso e carinhoso do mundo. E essa é a mais pura verdade! Em uma casa só de mulheres, sempre tratou sua esposa e suas quatro filhas com muito amor e respeito. Foi casado durante 67 anos com a minha mãe e, mesmo depois de todos esses anos, eles ainda andavam na rua de mãos dadas e dormiam de conchinha. 💗 Nos últimos anos, talvez porque ele sabia que não estaria conosco para sempre, queria todas as filhas por perto e era um grude com a minha mãe. Todos os dias, eles iam jogar bocha juntos e assistiam à missa na TV abraçadinhos. Minha mãe não podia nem sair para ir ao mercado que ele já perguntava onde ela estava!   Hoje, dia 21 de abril de 2025, meu pai estaria fazendo 93 anos. Mas, infelizmente, ele nos deixou no dia primeiro de janeiro deste ano, depois de 10 di...

Planos cancelados

Meu fim-de-semana em Garça já estava praticamente planejado , embora de forma muito flexível. Afinal, o objetivo era relaxar e não me estressar para poder cumprir o plano. No sábado de manhã, eu iria fazer uma caminhada (ou talvez, até dar uma corridinha) e depois, tomaria sol para tirar meu bronze home-office . Depois do almoço, faria uma siesta sem horário para acordar e relaxaria até ir dormir novamente, seja lendo, escrevendo ou terminando de assistir os últimos episódios da minha série atual. No domingo, pegaria o ônibus de volta para São Paulo pois, na segunda-feira, minha rotina de trabalho, exercícios físicos e demais compromissos voltaria ao normal, junto ao marido, às gatinhas e à enteada. Mas... nem tudo acontece sempre como planejamos, não é mesmo? Já na sexta-feira, tudo começou a acontecer fora do planejado. Acordei com uma dor insuportável na barriga que me impediu de fazer minha aula de funcional pela manhã e de trabalhar durante todo o dia. A partir daí, todos os meus ...