Skip to main content

O trabalho não é o trabalho

Já que esta semana estou na "vibe do trabalho", aqui vai mais um post sobre este tema...

Recentemente, ouvi o episódio "O trabalho não é o trabalho", do podcast Boa Noite Internet, e passei a refletir sobre minha própria situação profissional. Cito abaixo alguns dos meus insights


O trabalho é só o trabalho

Assim como o Cris Dias, também sempre tive inveja daquelas pessoas que sabiam o que queriam fazer desde crianças, que nunca se imaginaram fazendo outra coisa ou que até hoje dizem sem nenhuma hesitação que amam o seu trabalho. Também nunca sei o que escrever quando preencho o campo de profissão em algum formulário. Às vezes digo que sou "Bacharel em Ciência da Computação", que é a minha formação universitária; em outras, coloco "Gerente de Projetos", cargo com o qual me identifico profissionalmente; ou ainda, simplesmente escrevo "Analista de Sistemas", que é o que as pessoas irão entender.  

Para mim, o trabalho é só o trabalho e, apesar dele representar uma parcela muito importante da minha vida, preferia que eu não precisasse ter essa obrigação diária e pudesse fazer apenas o que gosto, em um horário flexível que me permitisse ter tempo para fazer outras coisas também. 

Queria poder acordar com calma e tomar um café reforçado, daqueles que a gente só toma no hotel. Acordaria cedo, iria na academia com calma, comeria um açaí ou uma tapioca (com calma) depois do treino. Arrumaria a casa, faria uma sessão de meditação e só depois me dedicaria ao trabalho, que consumiria menos de oito horas diárias. Teria tempo para ler, para escrever, para fazer cursos e até para me dedicar a um hobby. Talvez ainda voltaria a tocar piano! 

Hoje em dia, com o trabalho remoto, consigo fazer algumas dessas coisas, como ler ou fazer exercícios físicos. Mas tudo é sempre feito com pressa e com horário marcado, o que frequentemente me deixa ansiosa. 

Se eu pudesse desfrutar desse "dia perfeito" na minha vida, provavelmente teria muito mais satisfação pessoal, mais qualidade de vida e menos stress, sem deixar de me desenvolver e de aprender coisas novas diariamente. A vida seria um eterno sábado! Mas, para isso, provavelmente terei que aguardar até chegar o momento da minha aposentadoria...


Trabalhe com o que você ama...

Ao contrário da famosa frase "Trabalhe com o que você ama e você nunca mais precisará trabalhar na vida", Cris Dias sugere: "Trabalhe com o que você ama e você terá uma coisa a menos para amar". 

Me lembrei da minha irmã, que já se aposentou da sua profissão e hoje adora fazer trabalhos artesanais por hobby. Mas, quando lhe ofereceram para expandir seu negócio, ela refletiu e chegou à conclusão de que a obrigação de preparar cada entrega de acordo com as características e os prazos e solicitados faria do seu hobby um trabalho. Sendo assim, preferiu manter seus artesanatos em pequena escala, para que eles continuassem sendo um momento de relaxamento e não um motivo de tensão na sua vida.


Seja minucioso no seu trabalho

Outro ponto que é abordado no podcast, é sobre "ser minucioso no seu trabalho". Ou seja, fazer o melhor que você puder fazer. Vá além, faça sua tarefa cada vez melhor, de forma mais rápida ou com mais eficiência. Ajude as pessoas com quem você trabalha (e tenha prazer em fazer isso) e deixe tudo organizado para o próximo, como você gostaria de encontrar.  

Não pense apenas no trabalho em si, mas sim no objetivo final, no seu propósito. Pense em como ele agrega ao negócio da sua empresa, do seu cliente, ou do cliente final. A tarefa que você executa permitirá que a empresa lance novos produtos e serviços no mercado e aumente suas vendas? Talvez permitirá que a empresa reduza os custos ou aumente sua produtividade? Ou ainda, sua tarefa resultará em uma melhor experiência dos clientes e consequentemente em clientes mais satisfeitos?

Quando você olha por essa perspectiva, o trabalho não será só o trabalho, será todas as outras coisas…

Comments

Popular posts from this blog

Meu pai

Meu pai foi um homem muito bom.  Bom marido, bom filho, bom pai. Até bom genro ele foi, o preferido da minha avó. Há alguns anos, postei uma foto com ele no Dia dos Pais dizendo que ele era o pai mais amoroso e carinhoso do mundo. E essa é a mais pura verdade! Em uma casa só de mulheres, sempre tratou sua esposa e suas quatro filhas com muito amor e respeito. Foi casado durante 67 anos com a minha mãe e, mesmo depois de todos esses anos, eles ainda andavam na rua de mãos dadas e dormiam de conchinha. 💗 Nos últimos anos, talvez porque ele sabia que não estaria conosco para sempre, queria todas as filhas por perto e era um grude com a minha mãe. Todos os dias, eles iam jogar bocha juntos e assistiam à missa na TV abraçadinhos. Minha mãe não podia nem sair para ir ao mercado que ele já perguntava onde ela estava!   Hoje, dia 21 de abril de 2025, meu pai estaria fazendo 93 anos. Mas, infelizmente, ele nos deixou no dia primeiro de janeiro deste ano, depois de 10 di...

Perrengue très chic!

Todo mundo vê as fotos que eu posto, mas não os perrengues que eu passo. Esse poderia ser o lema de qualquer viagem. Pois sabemos que não existe viagem sem perrengue, principalmente as viagens internacionais! Na minha última viagem à França, este ano, fiz uma coleção deles. Cada interruptor, tomada, torneira ou descarga que utilizamos em outros países precisaria de um manual. Torneira automática, que abre pra cima, pro lado ou com o pé... Tomada de 3 pinos redondos, de dois pinos retangulares paralelos ou na diagonal. Tomadas que afundam na parede e que, nunca, irão encaixar naquele secador que você levou na mala durante toda a viagem. Nem mesmo o conversor universal de tomada dá conta de tanta variedade. Sem falar nas "privadas de plataforma" da Alemanha, que existem apenas para que você possa admirar a obra de arte que acabou de criar...   No quesito mobilidade, em cada cidade que visitamos, precisamos descobrir como pagar o ônibus e o metrô. Em algumas delas, precisamos co...

Vive dentro de mim...

Vive dentro de mim... A mulher inteligente que estudou muito a vida inteira aprendeu a falar vários idiomas e adora aprender coisas sobre diversos assuntos A mulher independente que tem sua própria casa, seu próprio carro trabalha muitas horas por dia e se esforçou muito para conquistar tudo o que tem hoje A mulher corajosa que viaja sozinha é descolada  e faz diversos amigos pelo mundo A criança mimada que chora quando está com fome, com sede ou com sono  pede colo e cafuné quando está triste e faz birra quando não fazem as suas vontades  Vive dentro de mim... A menina que queria ser professora modelo ou psicóloga que gostava de pular elástico jogava jogos de tabuleiro e desde criança lia muitos livros A mulher dedicada que quer ser perfeita sempre nunca faz nada pela metade  se doa a tudo o que faz e a todos  A mulher organizada que planeja sua semana  passa horas arrumando a casa não gosta de imprevistos mas também tem seus momentos de loucura A mulher d...