Em sua palestra do TED Talks, Marcio Ballas fala sobre a importância de dizer sim no mundo do improviso. Para quem nunca assistiu um espetáculo de improviso, a ideia é montar uma cena em que uma pessoa faz uma proposta, o outro aceita a proposta e continua a cena, devolve para o primeiro com uma nova proposta, e assim o espetáculo é feito, sem nenhum roteiro prévio. Tudo o que você precisa fazer é dizer sim para a proposta do outro.
Neste sentido, as crianças são o melhor exemplo de improviso que conheço. As crianças não têm medo de errar, pois não há certo ou errado em uma brincadeira. Quando você brinca com uma criança, sua criatividade é aguçada. Pode ser em qualquer brincadeira, de bola, de carrinho ou de mamãe e filhinha... mas você nunca sabe o que te espera a seguir. E você tem que dizer sim para todas as suas ideias, para que a brincadeira continue.
Se uma criança pergunta, durante a brincadeira: "mamãe, você está com fome?", diga sim, para que ela possa preparar uma comidinha pra você comer. Se você disser não, a brincadeira acaba. E, enquanto você finge comer, ela poderá te dizer o que preparou para você, perguntar se a comida está quente ou fria, se ficou gostosa...
Minha cunhada faz uma brincadeira com o meu sobrinho em que ela começa um desenho e ele continua com outro desenho, enquanto conta uma história. E a partir de uma simples nuvem, ele cria histórias sobre monstros, mísseis, bombeiros, chuva de granizo e meteoros. Coisas sensacionais resultam dessas brincadeiras, apenas porque você diz sim para a ideia da criança!
O olhar do sim, segundo Marcio Ballas, é uma nova maneira de ver o mundo. É dizer sim para o que eu sinto, para o outro e para o momento presente. É me conectar com o aqui e agora e jogar de acordo com esta situação.
Então meu convite aqui é que você traga o olhar do sim para as suas vidas. Diga sim para uma criança. Diga sim para a sua vida. Aceite sua situação e faça do seu momento atual o melhor possível, com aquilo que a vida te oferece.
Comments
Post a Comment