Viver isolado não está fácil pra ninguém. Mas eu diria que, para os extrovertidos, ficar trancado em casa está sendo muito mais difícil.
Os extrovertidos vivem do contato social. Não aguentam fazer Home Office mais de uma vez por semana, pois perdem o café com os amigos do trabalho. Preferem ir a uma loja pessoalmente a fazer compras pela internet, só pra poder passear. Ligam no call center para falar com um atendente, ao invés de interagir com o chatbot de um aplicativo. Gostam de falar com os vizinhos sobre a reunião do condomínio, por um tempo que até supera a própria viagem de elevador (quem nunca ficou segurando a porta do elevador quando chegou no seu andar até terminar o assunto?).
Hoje, deixar de entrar no elevador quando já tem alguém dentro, ou cruzar a rua para não passar na mesma calçada que outras pessoas, passaram a ser comportamentos socialmente aceitáveis. Para os introvertidos, estes comportamentos já eram quase naturais. Para os extrovertidos, porém, era algo impensável.
Neste momento de isolamento, ficar em casa significa não conversar com o porteiro, com o vizinho ou com o atendente da loja. Quem mora sozinho, como eu, pior ainda. A comunicação diária se resume aos infinitos calls realizados com os colegas de trabalho.
Por isso, durante a quarentena, aproveite para ligar para aquele amigo que você estava acostumado a encontrar sempre, mas também para aquele que você não vê há muito tempo, só pra saber como ele está. Pergunte como está o seu vizinho, sua manicure, sua faxineira. Tenho certeza que todos ficarão muito felizes. Mas, se forem extrovertidos... ahhh... aí eles vão ganhar o dia!
Comments
Post a Comment