Skip to main content

O blog começa aos quarenta


🎵 Enquanto você lê o blog, ouça a trilha sonora do La La Land 




E então, prestes a completar quarenta anos, finalmente comecei a escrever este blog. Um projeto pessoal que venho ensaiando há algum tempo, que descreve meus sentimentos mais íntimos, meus pensamentos do cotidiano. Talvez por isso dei o nome de Terapia do Vinho. Desde que tive essa ideia, fiquei pensando em qual seria o nome do blog e nunca encontrava um que se identificasse comigo. Mas justo agora, quando comecei a escrever o primeiro parágrafo acompanhada de uma taça de vinho e pensando que escrever sobre tudo isso será como uma terapia, o nome veio à mente.

O objetivo aqui é apresentar a minha visão do mundo sobre vários assuntos que me interessam, sobre minhas reflexões da vida. Afinal, como já me disseram antes, sou uma colecionadora de histórias, uma viajante do mundo que já fez mil coisas diferentes. Meus pensamentos borbulham na minha cabeça, minha mente é uma máquina em produção o tempo todo. E tenho essa necessidade intrínseca de compartilhar meus pensamentos com vocês, porque para ser sincera, eles já não estão mais cabendo dentro do meu coração!

O momento não poderia ser mais propício para começar essas memórias... há exatas duas semanas fui desligada da empresa em que trabalhava workaholicamente como Gerente de Projetos e neste momento estou curtindo meu período sabático, de uma forma tão leve e inédita para mim que não estou me reconhecendo. Sempre fui a estudiosa, a responsável, a coxinha (e nem estou falando de política aqui, e sim daquela pessoa planejada, que faz planilha para tudo). E, de repente, não estou nem um pouco preocupada com o que o futuro irá me trazer, estou simplesmente aproveitando o momento para refletir sobre o que quero, fazer somente coisas que gosto e planejar... planejar muito! São listas intermináveis feitas em bloquinhos de papel, notas de áudio gravadas no celular, transcrições de sonhos, mapas mentais... e aos poucos as ideias vão ficando mais claras, os objetivos vão se afunilando, e tenho certeza de que com essa mentalidade logo irei definir para que lado meu barquinho estará navegando.

As pessoas me perguntam o tempo todo se eu estou bem e minha resposta é sempre a mesma: estou bem melhor do que quando eu estava trabalhando! Sabe quando você está em um namoro nocivo mas que está tão acostumada e com medo de ficar sozinha que não tem coragem de terminar? Pois é, o meu trabalho anterior estava assim... e nada melhor do que levar um fora pra dar aquele empurrãozinho para você conseguir alguém melhor! Claro que o orgulho fica ferido porque “não foi você quem terminou” mas no final você percebe que foi a melhor coisa que poderia acontecer para você repensar a sua vida e definir o que você realmente quer.

E durante este período li vários artigos na internet sobre o que fazer após ser demitido, e abaixo compartilho minha lista pessoal, que estou seguindo à risca:

✔ Revise seus gastos pessoais

Se você não sabe quando irá voltar a trabalhar, o melhor é cortar excessos. Unha e faxineira passaram a ser quinzenais, o plano da academia foi cortado, afinal, posso fazer academia no meu prédio ou no parque de graça. Liguei na Vivo e consegui um desconto na minha conta telefônica (por que eu não havia conseguido isso antes?), estou andando muito mais a pé ou de metrô do que de carro, e aquele cafezinho diário, os restaurantes caros ou a pipoca do cinema também foram reduzidos. O objetivo aqui é ser minimalista e comprar somente o necessário. Claro que se você ainda tem alguma economia para sobreviver por alguns meses pode se dar ao luxo de cometer algumas “extravagancias” de vez em quando, como uma pequena viagem, um show que você curte, um encontro com os amigos em um bar badalado. Mas isso já faz parte do próximo item...


✔ Faça o que gosta

Sabe todas aquelas coisas que você sempre teve vontade de fazer mas nunca teve tempo? Pois é, mesmo que você não seja coxinha como eu, faça uma lista das coisas que gosta de fazer, e implemente-as! No meu caso, a minha lista incluía principalmente estar em contato com a natureza, fazer passeios culturais e se movimentar. Passei a andar mais de bicicleta, fazer passeio no parque sozinha (com ou sem música, para relaxar ou meditar), ir a vários museus e teatros ou conhecer os pontos turísticos de São Paulo. E tirar muitas, muitas fotos. É impressionante como tem vários programas grátis na cidade que eu nunca aproveitava! Entrei em vários grupos do Meet Up, participei de webinars sobre diversos assuntos, assisti a várias palestras do TED, li vários livros e revistas de todos os assuntos que me interessam. Tudo grátis! E posso dizer que começar este blog foi um dos itens dessa minha listinha.

✔ Exercite-se

OK, eu sei que é super clichê falar isso, toda aquela ladainha de sempre de fazer exercício, comer saudavelmente e tal... mas é comprovado cientificamente que a atividade física libera adrenalina, que nos dá a sensação de prazer. E se você estiver triste, desmotivado e com a autoestima baixa, não vai conseguir outro emprego nunca, meu querido. Afinal, quem vai querer contratar um funcionário deprê? Uma vez conheci um Gerente de Projetos que dizia estar fazendo regime porque o perfil desse cargo não combinava com sedentarismo, por ser uma pessoa que deve tirar a bunda da cadeira e resolver tudo. Nada de ficar sentado esperando que as coisas aconteçam, esse não é o nosso perfil. E fazendo tudo isso você deixa de ser sedentário. É isso aí, mais um motivo para te contratarem!

✔ Encontre pessoas


Faça contatos, encontre seus amigos, aproveite para conversar com todas as pessoas que você ama e que não tinha tempo de encontrar enquanto estava trabalhando. E aqui não estou falando apenas de networking profissional. Claro que também vai valer para isso, você sempre terá aquele amigo que sabe de uma vaga com o seu perfil, aquele ex-chefe que conhece o seu trabalho e vai te indicar para uma oportunidade. Mas também haverá aqueles amigos com quem você apenas quer conversar sobre coisas diferentes para distrair e dar risada dos momentos que passaram juntos. Conte o que aconteceu, isso é bom para “deglutir” a história e se perdoar por qualquer tema mal resolvido.

✔ Relaxe 

Esse ponto eu adotei para mim com unhas e dentes. Por ser uma pessoa mega ansiosa, que trabalhava muito e que fazia mil coisas ao mesmo tempo, finalmente resolvi aproveitar para relaxar e dar um tempo até que o stress que estava embutido se dissipasse. Nada de fazer mandar WhatsApp enquanto está no elevador ou no trânsito. Nem guardar a louça enquanto bebe água. Ou calçar o sapato enquanto escova os dentes. Me sinto ridícula escrevendo isso, mas é o que eu fazia antes

Portanto, a partir de agora, sempre que eu pensar em ser multitarefas, irei parar, respirar e fazer apenas uma coisa de cada vez. Simples assim. Irei me permitir parar no meio da rua sempre que quiser, para tomar uma água de coco ou tirar uma foto. Sem culpa, sem horário. E mais, continuo meditando e fazendo Yoga, baixei vários aplicativos para fazer isso sozinha, em casa, e também de graça.

✔ Aprenda sempre 

Tudo bem, eu sou uma aprendedora nata. Essa é uma das minhas maiores qualidades. Mas vamos combinar que se você não está trabalhando, não vai querer ficar obsoleto e diminuir suas chances de ser contratado num futuro próximo. Portanto, aproveite este tempo para ler muito sobre os temas da sua área ou sobre seus hobbies, para assistir noticiário, documentários, novas receitas culinárias. Tudo isso irá contribuir para que você exercite o seu cérebro, para ficar atualizado e também para que possa ajudar na definição do que você quer fazer a partir de agora.

✔ Defina o que quer fazer 

Se você é daqueles que sempre trabalhou a vida inteira com um único foco e quer continuar na mesma área, ótimo. Não há dúvidas sobre o caminho a seguir. Mas caso você sempre tenha tido uma vontade de largar tudo e mudar de carreira como eu, esse é o seu momento para refletir sobre o que você quer fazer. Afinal, digamos que agora você não tem nada a perder. Faça vários brainstorms, fale com amigos ou com pessoas que conhecem o que gostaria de fazer. Talvez você até continue no mesmo cargo daqui pra frente, mas se esse for o seu destino, será por escolha própria e não por conveniência. Ou ainda, caso alguma outra opção ainda não esteja madura o suficiente para virar uma fonte primária de renda, trate-a como um hobby por enquanto, um Plano B. Quem sabe essa ideia dá certo e no futuro você irá viver disso?



Pense nisso! Estas dicas não valem apenas para quem está buscando um emprego, mas também para donas de casa, mães que abdicaram de suas carreiras para cuidar dos filhos ou aposentados que já contribuíram o suficiente para o mundo. A regra é: não se deixar abater, fazer algo para você, que te dê prazer e que te faça evoluir sempre

Espero que tenham gostado do meu primeiro post :)


Comments

Popular posts from this blog

Perrengue très chic!

Todo mundo vê as fotos que eu posto, mas não os perrengues que eu passo. Esse poderia ser o lema de qualquer viagem. Pois sabemos que não existe viagem sem perrengue, principalmente as viagens internacionais! Na minha última viagem à França, este ano, fiz uma coleção deles. Cada interruptor, tomada, torneira ou descarga que utilizamos em outros países precisaria de um manual. Torneira automática, que abre pra cima, pro lado ou com o pé... Tomada de 3 pinos redondos, de dois pinos retangulares paralelos ou na diagonal. Tomadas que afundam na parede e que, nunca, irão encaixar naquele secador que você levou na mala durante toda a viagem. Nem mesmo o conversor universal de tomada dá conta de tanta variedade. Sem falar nas "privadas de plataforma" da Alemanha, que existem apenas para que você possa admirar a obra de arte que acabou de criar...   No quesito mobilidade, em cada cidade que visitamos, precisamos descobrir como pagar o ônibus e o metrô. Em algumas delas, precisamos co...

Meu pai

Meu pai foi um homem muito bom.  Bom marido, bom filho, bom pai. Até bom genro ele foi, o preferido da minha avó. Há alguns anos, postei uma foto com ele no Dia dos Pais dizendo que ele era o pai mais amoroso e carinhoso do mundo. E essa é a mais pura verdade! Em uma casa só de mulheres, sempre tratou sua esposa e suas quatro filhas com muito amor e respeito. Foi casado durante 67 anos com a minha mãe e, mesmo depois de todos esses anos, eles ainda andavam na rua de mãos dadas e dormiam de conchinha. 💗 Nos últimos anos, talvez porque ele sabia que não estaria conosco para sempre, queria todas as filhas por perto e era um grude com a minha mãe. Todos os dias, eles iam jogar bocha juntos e assistiam à missa na TV abraçadinhos. Minha mãe não podia nem sair para ir ao mercado que ele já perguntava onde ela estava!   Hoje, dia 21 de abril de 2025, meu pai estaria fazendo 93 anos. Mas, infelizmente, ele nos deixou no dia primeiro de janeiro deste ano, depois de 10 di...

Planos cancelados

Meu fim-de-semana em Garça já estava praticamente planejado , embora de forma muito flexível. Afinal, o objetivo era relaxar e não me estressar para poder cumprir o plano. No sábado de manhã, eu iria fazer uma caminhada (ou talvez, até dar uma corridinha) e depois, tomaria sol para tirar meu bronze home-office . Depois do almoço, faria uma siesta sem horário para acordar e relaxaria até ir dormir novamente, seja lendo, escrevendo ou terminando de assistir os últimos episódios da minha série atual. No domingo, pegaria o ônibus de volta para São Paulo pois, na segunda-feira, minha rotina de trabalho, exercícios físicos e demais compromissos voltaria ao normal, junto ao marido, às gatinhas e à enteada. Mas... nem tudo acontece sempre como planejamos, não é mesmo? Já na sexta-feira, tudo começou a acontecer fora do planejado. Acordei com uma dor insuportável na barriga que me impediu de fazer minha aula de funcional pela manhã e de trabalhar durante todo o dia. A partir daí, todos os meus ...