Skip to main content

A overdose de Pesquisas de Satisfação

Não sei vocês, mas eu estou tendo uma overdose de pesquisas de satisfação…

Desde o início dos anos 2000, quando comecei a aprender sobre pesquisas de satisfação nas aulas de marteking, muita coisa mudou. Naquela época, já se falava sobre entender as necessidades do cliente, porém em um nível muito mais amplo. As pesquisas eram bem genéricas, e as poucas empresas que sabiam ouvir o cliente eram tratadas como cases nas escolas de negócio. 

Já hoje, recebo pesquisas de satisfação toda vez que compro qualquer produto (em lojas físicas e online), ou que abro qualquer chamado no atendimento de uma empresa. Esses dias, recebi a pesquisa do atendimento antes mesmo do chamado ter sido respondido! Até nas minhas assinaturas do petshop, da farmácia ou do mercado, recebo um e-mail mensal, perguntando o que eu achei do mesmo produto.

Nos restaurantes, o que antes era uma pergunta genérica do garçom sobre a qualidade da comida, se transformou em um tablet com mais de 20 perguntas que devo responder quando fecho a conta. Como foi que chegamos a esse ponto? Só eu estou sentindo esta overdose de pesquisas de satisfação?

Os serviços de streaming e os aplicativos de taxi ou de outras entregas contribuíram muito para esta mudança. Toda vez que assistimos a um filme no Netflix, por exemplo, temos a opção de avaliá-lo no final. Esse feedback será usado para entender nosso comportamento e sugerir outros produtos com o mesmo perfil. Tudo para aumentar a satisfação do cliente - e as vendas da empresa, claro. 

Mas será que estes números realmente são usados pelas empresas como deveriam? E será que eles são confiáveis? Mesmo eu, que tenho o costume de responder a diversas pesquisas, nem sempre quero dar a minha opinião. No caso do Netflix, ninguém vai se importar se eu não gostar de um filme ou de uma série. Não haverá recompensa nem punição para os diretores ou criadores do filme caso euzinha não goste daquele estilo, apenas as minhas próximas recomendações serão impactadas. 

Já nos aplicativos de taxi ou de entrega de comidas, nossa tendência é responder apenas quando gostamos muito ou quando não gostamos do serviço. Quando nossa opinião é neutra, muitas vezes deixamos de responder.

Mesmo assim, sempre que penso em dar uma nota baixa a um motorista do Uber ou a um entregador do iFood, fico pensando que não quero prejudicar os trabalhadores que dependem disso para sobreviver, que eles podem ser banidos da plataforma, caso não atinjam a reputação mínima, e repenso a nota que daria. Quando sabemos que nossa opinião pode afetar as pessoas, tendemos a mascarar nossa avaliação ou simplesmente deixar de avaliar.

Acredito muito nas pesquisas de satisfação e, como já disse, sou daquelas que respondem as pesquisas que recebo. Como cliente, espero que as empresas realmente usem estes dados para entender o nosso comportamento e assim poder melhorar e personalizar o serviço prestado. Mas, será que não está na hora de repensar sobre até que ponto elas devem continuar bombardeando seus clientes com as mesmas perguntas e com tanta frequência?

Comments

Popular posts from this blog

Perrengue très chic!

Todo mundo vê as fotos que eu posto, mas não os perrengues que eu passo. Esse poderia ser o lema de qualquer viagem. Pois sabemos que não existe viagem sem perrengue, principalmente as viagens internacionais! Na minha última viagem à França, este ano, fiz uma coleção deles. Cada interruptor, tomada, torneira ou descarga que utilizamos em outros países precisaria de um manual. Torneira automática, que abre pra cima, pro lado ou com o pé... Tomada de 3 pinos redondos, de dois pinos retangulares paralelos ou na diagonal. Tomadas que afundam na parede e que, nunca, irão encaixar naquele secador que você levou na mala durante toda a viagem. Nem mesmo o conversor universal de tomada dá conta de tanta variedade. Sem falar nas "privadas de plataforma" da Alemanha, que existem apenas para que você possa admirar a obra de arte que acabou de criar...   No quesito mobilidade, em cada cidade que visitamos, precisamos descobrir como pagar o ônibus e o metrô. Em algumas delas, precisamos co...

Meu pai

Meu pai foi um homem muito bom.  Bom marido, bom filho, bom pai. Até bom genro ele foi, o preferido da minha avó. Há alguns anos, postei uma foto com ele no Dia dos Pais dizendo que ele era o pai mais amoroso e carinhoso do mundo. E essa é a mais pura verdade! Em uma casa só de mulheres, sempre tratou sua esposa e suas quatro filhas com muito amor e respeito. Foi casado durante 67 anos com a minha mãe e, mesmo depois de todos esses anos, eles ainda andavam na rua de mãos dadas e dormiam de conchinha. 💗 Nos últimos anos, talvez porque ele sabia que não estaria conosco para sempre, queria todas as filhas por perto e era um grude com a minha mãe. Todos os dias, eles iam jogar bocha juntos e assistiam à missa na TV abraçadinhos. Minha mãe não podia nem sair para ir ao mercado que ele já perguntava onde ela estava!   Hoje, dia 21 de abril de 2025, meu pai estaria fazendo 93 anos. Mas, infelizmente, ele nos deixou no dia primeiro de janeiro deste ano, depois de 10 di...

Planos cancelados

Meu fim-de-semana em Garça já estava praticamente planejado , embora de forma muito flexível. Afinal, o objetivo era relaxar e não me estressar para poder cumprir o plano. No sábado de manhã, eu iria fazer uma caminhada (ou talvez, até dar uma corridinha) e depois, tomaria sol para tirar meu bronze home-office . Depois do almoço, faria uma siesta sem horário para acordar e relaxaria até ir dormir novamente, seja lendo, escrevendo ou terminando de assistir os últimos episódios da minha série atual. No domingo, pegaria o ônibus de volta para São Paulo pois, na segunda-feira, minha rotina de trabalho, exercícios físicos e demais compromissos voltaria ao normal, junto ao marido, às gatinhas e à enteada. Mas... nem tudo acontece sempre como planejamos, não é mesmo? Já na sexta-feira, tudo começou a acontecer fora do planejado. Acordei com uma dor insuportável na barriga que me impediu de fazer minha aula de funcional pela manhã e de trabalhar durante todo o dia. A partir daí, todos os meus ...